Uma excelente forma de ensinar filosofia - e que comprovei na prática - é buscar o auxílio de ferramentas metodológicas que aproximem as pessoas, sobretudo os jovens, das noções e conceitos trabalhados na disciplina, envolvendo-os de uma forma lúdica, descontraída, criativa, sem, com isso, perder o rigor das discussões e as possibilidades decorrentes da reflexão sobre os temas inseridos na proposta da aula (essência/aparência; verdade/falsidade; ignorância/conhecimento; mundo das ideias/mundo das sombras).
Durante o tempo de minha experiência com a docência de filosofia no ensino médio tive a oportunidade de trabalhar em sala de aula, em muitas turmas, a estória "As sombras da vida", extraída dos quadrinhos do famoso desenhista brasileiro Maurício de Sousa.
No vídeo a seguir veremos com que maestria o quadrinhista expôs a antológica passagem do Mito da Caverna, presente na obra "A República", em seu livro VII. Uma aula de filosofia e criatividade. Recomendo o seu uso didático para todos os públicos!
Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário